Projeto: “Desenvolvimento de metodologia de projeto de sistemas mecatrônicos”
Órgão Financiador: Recursos próprios
Parceiros: PUCP (Peru)
Professor responsável: Victor Juliano De Negri
Período: Janeiro de 2020 – Dezembro de 2022.
Objetivos: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma metodologia de projeto de sistemas mecatrônicos, fundamentada nos conceitos de árvore de funções e meios (F/M Tree) e rede de Petri canal/agência (Channel/Agency Net). Trata-se de elaboração de modelo formal do processo de projeto utilizando a notação de rede C/A, o qual emprega as quatro fases de projeto segundo Pahl &Beitz e empregada pela metodologia PRODIP desenvolvida pelo NeDIP/EMC/UFSC. Porém, os passos e tarefas são particularizados para atender a integração de tecnologias e necessidade de emprego de diferentes técnicas de modelagem que é próprio dos sistemas mecatrônicos. Os resultados esperados incluem a elaboração de um e-book com a fundamentação do modelo de processo de projeto e exemplos de uso da metodologia. Também inclui a criação de ferramentas de suporte à tarefas do projeto como criação automática de árvores de funções e meios, tabelas de avaliação e matrizes morfológicas.
Projeto (coordenação LAR/EMC): “Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso”
Subprojeto LASHIP: Desenvolvimento dos sistemas hidráulicos
Órgão Financiador: Celesc Centrais Elétricas de Santa Catarina
Professor responsável: Rodrigo de Souza Vieira
Professor responsável no LASHIP: Victor Juliano De Negri
Período: Dezembro de 2019 – Janeiro de 2023.
Objetivos: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um protótipo de uma plataforma robotizada reconfigurável autopropelida para transporte de transformadores em espaços limitados de difícil acesso. Para se alcançar o objetivo geral são traçados alguns objetivos específicos: Pesquisar o estado da arte de transporte de transformadores; · Levantar os requisitos de projeto do cliente; Desenvolver um estudo de viabilidade de opções de projetos mecânico, elétrico, hidráulico; Aplicar conceito de reconfigurabilidade e desenvolver o projeto e as estratégias dos sistemas de controle e de reconfiguração da plataforma; Construir e testar a plataforma em ambiente de laboratório; Realizar simulações de funcionalidade do protótipo; Realizar testes de campo para validar o protótipo; Desenvolver manual de operação.
Projeto: “Projeto e análise de unidade servopneumática de regulação de velocidade de turbinas de hidrelétricas”
Órgão Financiador: REIVAX Automação e Controle SA
Professor responsável: Victor Juliano De Negri
Período: Setembro de 2018 – Agostode 2020.
Objetivos: Projeto e análise de desempenho de uma unidade servopneumática para regulação de velocidade de turbinas de usinas hidrelétricas de pequeno porte, incluindo análise de requisitos, concepção, modelagem, dimensionamento e análise de protótipo. As atividades realizadas darão subsídios à empresa Reivax para a construção de protótipo de unidade servopneumática para regulação de velocidade de turbinas hidrelétricas, de 438 kVA, composta por cilindros e servoválvula pneumáticos, compressor, sensores, unidade de potência e controlador digital embarcado com algoritmo de controle inovador para o sistema servopneumático.
Projeto: “Criação do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais”
Órgão Financiador: MCTIC
Parceiros: UFSC, Fundação CERTI, FAPESC
Professor responsável: Victor Juliano De Negri
Período: Julho de 2018 – Janeiro de 2020.
Objetivos: Apoiar a criação do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais (SC2C.Aero). Esse centro será um ambiente de coordenação e operacionalização de atividades de P&D&I e formação de RH no setor, conectando as diversas iniciativas em curso no estado. Suas ações promoverão a operação de programas de desenvolvimento setorial, aumento da atração de investimentos com a mobilização de agentes públicos e privados, além da integração de recursos físicos e humanos para testes e simulações focadas na demonstração tecnológica para o setor aeronáutico. Esta ação resultará na expansão das atividades já existentes em pesquisa e de formação de recursos humanos em graduação, mestrado e doutorado, bem como a inserção de novos grupos de pesquisa no contexto aeroespacial.
Projeto: “Atuador hidráulico digital para controle de voo: Solução Inovadora para alta eficiência energética, confiabilidade e segurança”.
Órgão Financiador: FAPESC, VINNOVA e Saab AB
Parceiros: UFSC, Fundação CERTI, Linkôping Univeristy, Saab AB
Professor responsável: Victor Juliano De Negri
Período: Maio de 2018 – Abril de 2020.
Objetivos: Desenvolver uma concepção de solução inovadora para atuadores em aeronaves baseada na tecnologia de hidráulica digital, resultando em maior eficiência energética e possibilidade de monitoramento para atender aos requisitos de segurança e confiabilidade. A solução proposta busca superar a característica dissipativa de controle nos sistemas hidráulicos, resulltando em uma redução da demanda de troca de calor na aeronave, menor demanda de energia e redução de peso. A alta confiabilidade e fácil implementação da redundância de sistemas hidráulicos enfatiza a necessidade de explorar novas soluções baseadas nessa tecnologia. O projeto promove o desenvolvimento de um sistema inovador para aeronaves e a criação de uma parceria estratégica acadêmico industrial nas áreas aeroespacial e de defesa.