Pesquisa e Extensão

Projetos de pesquisa em andamento

Projeto DT: “COOPERAÇÃO BRASIL-SUÉCIA: Sistemas de Atuação Multimodos (MMAS)”
  • Órgão Financiador: FINEP
  • Parceiros: ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; LiU – Linköping University. Saab AB
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Participantes: Marcos Paulo Nostrani, Rodrigo Bastos Fernandes, Emilia Villani (ITA), Petter Krus (LiU), Alessandro Dell’Amico (Saab/LiU)
  • Período: Dezembro de 2022 – Novembro de 2024.
  • Objetivos Visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para o sistema de controle de voo de aeronaves utilizando atuadores hidráulicos digitais. Com a utilização da hidráulica digital em atuadores que comandam as superfícies de controle de voo de aeronaves, a eficiência energética é significativamente maior, visto que esta tecnologia permite a obtenção de sistemas com controle hidráulico não-resistivo. Desde modo, a dissipação de energia hidráulica em energia térmica pode ser reduzida, o que minimiza os sistemas de resfriamento de fluido hidráulico, reduz a potência instalada e o peso dos componentes e, consequentemente, o consumo de combustível, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Testes em simulador de voo possibilitarão analisar o desempenho dinâmico dos sistemas de atuação desenvolvidos sobre o controle da aeronave, bem como analisar estratégias de detecção de falhas e sua compensação. Este projeto enquadra-se na cooperação bilateral Brasil-Suécia, sendo contrapartida brasileira à pesquisa já em desenvolvimento na Universidade de Linköping (LiU) com financiamento da VINNOVA.

Projeto DT: “Desenvolvimento de uma solução inovadora para turbina de baixa queda usando transmissão hidrostática”
  • Órgão Financiador: CNPq
  • Professor responsável: Antonio Carlos Valdiero
  • Participantes: Victor Juliano De Negri; Marcos Paulo Nostrani; Felipe Micoski Luz
  • Período: Dezembro de 2022 – Dezembro de 2026.
  • Objetivos Desenvolver uma solução alternativa modular para geração de energia elétrica a partir de pequenas quedas hídricas (fonte renovável) que inova no uso de transmissão hidrostática (de nível de maturidade da tecnologia TRL-2 para esta aplicação) e utiliza módulos com tecnologias disponíveis, tais como turbina de baixa queda (turbina Kaplan tipo bulbo de nível de maturidade da tecnologia TRL-8) e gerador elétrico (de nível de maturidade da tecnologia TRL-8) para aplicações em propriedades rurais e também como alternativa de aproveitamento da energia disponível nos canais de vazão sanitária de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), reduzindo a dependência das empresas distribuidoras de energia elétrica no meio rural, criando uma fonte alternativa e/ou emergencial em caso de problemas de fornecimento na rede de energia principal, desenvolvendo a automação de baixo custo para o gerenciamento da demanda de energia.

Projeto PQ: “Pesquisa e proposição de soluções para bomba hidráulica de baixo deslocamento volumétrico para aplicações em atuadores compactos de princípio eletro-hidrostático”
  • Órgão Financiador: Bosch Rexroth
  • Parceiros: Bosch Rexroth
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Agosto de 2022 – Julho de 2023.
  • Objetivos: O objetivo do projeto é realizar pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte atual de bombas hidráulicas de pequeno deslocamento volumétrico utilizadas em hidráulica de potência e de princípios de deslocamento e propor soluções a serem implementadas em transmissões hidrostáticas para atuadores de válvulas submarinas.

Projeto PQ: “Sistemas pneumáticos e atuadores eletro-hidrostáticos para reguladores de velocidade”
  • Órgão Financiador: CNPq
  • Parceiro: Reivax SA Automação e Sistemas
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Março de 2022 – Fevereiro de 2025.
  • Objetivos: O presente projeto de pesquisa trata do emprego de novas tecnologias para a regulação de velocidade em turbinas hidrelétricas em substituição à arquitetura clássica de circuitos hidráulicos empregada mundialmente. Os sistemas hidráulicos de hidrelétricas comumente empregam grandes volumes de fluido hidráulico, usualmente óleo de base mineral, e válvulas de grande porte desenvolvidas especificamente para emprego usinas hidrelétricas. Neste contexto, investiga-se a utilização de sistemas pneumáticos em substituição aos hidráulicos para centrais hidrelétricas de pequeno porte e o desenvolvimento de sistemas hidráulicos com arquitetura descentralizada como alternativa para redução de volume de óleo e eliminação do uso de válvulas distribuidoras.

Projeto (coordenação LAR/EMC) DT: “Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso”
  • Subprojeto LASHIP: Desenvolvimento dos sistemas hidráulicos
  • Financiador: Celesc Centrais Elétricas de Santa Catarina
  • Professor responsável: Rodrigo de Souza Vieira (LAR/EMC)
  • Professor responsável no LASHIP: Victor Juliano De Negri.
  • Período: Dezembro de 2019 – Janeiro de 2023
  • Objetivos: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um protótipo de uma plataforma robotizada reconfigurável autopropelida para transporte de transformadores em espaços limitados de difícil acesso. Para se alcançar o objetivo geral são traçados alguns objetivos específicos: Pesquisar o estado da arte de transporte de transformadores; Levantar os requisitos de projeto do cliente; Desenvolver um estudo de viabilidade de opções de projetos mecânico, elétrico, hidráulico; Aplicar conceito de reconfigurabilidade e desenvolver o projeto e as estratégias dos sistemas de controle e de reconfiguração da plataforma; Construir e testar a plataforma em ambiente de laboratório; Realizar simulações de funcionalidade do protótipo; Realizar testes de campo para validar o protótipo; Desenvolver manual de operação.

Projeto: (Coordenação SC2C.Aero) PQ: “Programa de Formação de Recursos Humanos de Excelência para o Cluster Aeroespacial de Santa Catarina”
  • Órgão Financiador: MCTIC
  • Parceiros: UFSC e Fundação CERTI
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Junho de 2020 – Dezembro de 2023.
  • Objetivos: O projeto visa a criação do Programa de Formação de Recursos Humanos de Excelência para o Cluster Aeroespacial de Santa Catarina (RHE-Aero). Este programa abrange a formação de profissionais em nível de graduação, pós-graduação stricto sensu e formação extracurricular. Do ponto de vista da graduação, o objetivo do RHE-Aero será de atuar junto ao Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial do Campus da UFSC de Joinville. Do ponto de vista da pós-graduação, o objetivo é atuar em conjunto com programas de Mestrado e Doutorado consolidados do CTC, bem como com o programa de mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas da UFSC – Joinville, criando uma linha de pesquisa transversal em aeronáutica e espaço entre os programas. A terceira ação será no campo de formação de recursos humanos com a organização de cursos de curta duração destinado a graduados, a serem ministrados por especialistas do exterior e do Brasil.

Projeto: (Coordenação SC2C.Aero) DT: “Criação do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais”
  • Órgão Financiador: MCTIC
  • Parceiros: UFSC, Fundação CERTI, FAPESC
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Julho de 2018 – Dezembro de 2023.
  • Objetivos: Criação do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais (SC2C.Aero). Esse centro será um ambiente de coordenação e operacionalização de atividades de P&D&I e formação de RH no setor, conectando as diversas iniciativas em curso no estado. Suas ações promoverão a operação de programas de desenvolvimento setorial, aumento da atração de investimentos com a mobilização de agentes públicos e privados, além da integração de recursos físicos e humanos para testes e simulações focadas na demonstração tecnológica para o setor aeronáutico. Esta ação resultará na expansão das atividades já existentes em pesquisa e de formação de recursos humanos em graduação, mestrado e doutorado, bem como a inserção de novos grupos de pesquisa no contexto aeroespacial.