Pesquisa e Extensão

Projetos de pesquisa concluídos

Projeto: “Desenvolvimento de metodologia de projeto de sistemas mecatrônicos”
  • Órgão Financiador: Recursos próprios
  • Parceiros: PUCP (Peru)
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Abril de 2021 – Março de 2023.
  • Objetivos: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma metodologia de projeto de sistemas mecatrônicos, fundamentada nos conceitos de árvore de funções e meios (F/M Tree) e rede de Petri canal/agência (Channel/Agency Net). Trata-se de elaboração de modelo formal do processo de projeto utilizando a notação de rede C/A, o qual emprega as quatro fases de projeto segundo Pahl &Beitz e empregada pela metodologia PRODIP desenvolvida pelo NeDIP/EMC/UFSC. Porém, os passos e tarefas são particularizados para atender a integração de tecnologias e necessidade de emprego de diferentes técnicas de modelagem que é próprio dos sistemas mecatrônicos. Os resultados esperados incluem a elaboração de um e-book com a fundamentação do modelo de processo de projeto e exemplos de uso da metodologia. Também inclui a criação de ferramentas de suporte à tarefas do projeto como criação automática de árvores de funções e meios, tabelas de avaliação e matrizes morfológicas

Projeto: “Projeto e análise de unidade servopneumática de regulação de velocidade de turbinas de hidrelétricas”
  • Órgão Financiador: Reivax Automação e Controle SA
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Fevereiro de 2019 – Fevereiro de 2022.
  • Objetivos: Projeto e análise de desempenho de uma unidade servopneumática para regulação de velocidade de turbinas de usinas hidrelétricas de pequeno porte, incluindo análise de requisitos, concepção, modelagem, dimensionamento e análise de protótipo. As atividades realizadas darão subsídios à empresa Reivax para a construção de protótipo de unidade servopneumática para regulação de velocidade de turbinas hidrelétricas, de 438 kVA, composta por cilindros e servoválvula pneumáticos, compressor, sensores, unidade de potência e controlador digital embarcado com algoritmo de controle inovador para o sistema servopneumático.

Projeto DT: “Atuador hidráulico digital para controle de voo: Solução Inovadora para alta eficiência energética, confiabilidade e segurança”
  • Órgão Financiador: FAPESC, VINNOVA e Saab AB
  • Parceiros: UFSC, Fundação CERTI, Linköping University, Saab AB
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri.
  • Período: Abril de 2018 – Setembro de 2020.
  • Objetivos: Desenvolver uma concepção de solução inovadora para atuadores em aeronaves baseada na tecnologia de hidráulica digital, resultando em maior eficiência energética e possibilidade de monitoramento para atender aos requisitos de segurança e confiabilidade. A solução proposta busca superar a característica dissipativa de controle nos sistemas hidráulicos, resultando em uma redução da demanda de troca de calor na aeronave, menor demanda de energia e redução de peso. A alta confiabilidade e fácil implementação da redundância de sistemas hidráulicos enfatiza a necessidade de explorar novas soluções baseadas nessa tecnologia. O projeto promove o desenvolvimento de um sistema inovador para aeronaves e a criação de uma parceria estratégica acadêmico industrial nas áreas aeroespacial e de defesa.

Projeto: “Ampliação da cooperação sueca-brasileira no setor aeronáutico”
  • Órgão Financiador: FAPESC
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Maio de 2017 – Novembro de 2019.
  • Objetivos: Modelar e propor a estruturação do Centro de Cooperação Brasil-Suécia em Sistemas Aeronáuticos, com atuação conjunta de diversos Grupos de Pesquisa da UFSC e da Fundação CERTI, para promover a colaboração bilateral e multi-institucional e ampliar a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação em projetos de tecnologia avançada e maior nível de maturidade tecnológica, com foco no setor aeronáutico e nos efeitos multiplicadores para outros setores industriais. Complementarmente, objetiva-se dar suporte a atividades de pesquisa em andamento no âmbito da cooperação entre os dois países, tratando-os como projetos de pesquisa pilotos.

Projeto: “Desenvolvimento de sistema de regulação de potência para turbinas eólicas empregando transmissão hidrostática e gerador síncrono”
  • Financiamento: Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda; REIVAX SA Automação e Controle;
  • Parceria: UFSC, Universidade de Linköping, Reivax, Parker
  • Período: Março de 2015 – Fevereiro de 2019;
  • Objetivos: Detalhamento de projeto e construção de protótipo de sistema de regulação de potência para turbinas eólicas empregando transmissão hidrostática e gerador síncrono, bem como bancada de ensaios emulando as condições de operação para uma potência entregue a rede de 20 kW. O projeto de pesquisa está fundamentado em estudos prévios realizados no LASHIP/EMC/UFSC que resultaram na concepção e modelagem dinâmica da transmissão hidrostática e contempla o estudo teórico-experimental do sistema e análise dos resultados alcançados.

Projeto: “Estudo e diagnóstico de falhas de circuito hidráulico de caixa de marcha de transmissão automática”
  • Financiador: Ford Motor Company Brasil LTDA
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Março de 2015 – Julho de 2018.
  • Objetivos: O projeto prevê a conjugação de esforços entre a UFSC e a FORD para o estudo do circuito hidráulico da Caixa de Marcha da Transmissão Automática dos veículos da FORD modelo 6F35 e proposição de um procedimento para diagnóstico de não conformidades nos componentes elétricos, hidráulicos e mecânicos e a elaboração de um esquema elétrico-hidráulico de bancada de teste para confirmação de diagnóstico e de reparo. Os objetivos específicos incluem a Modelagem do comportamento do circuito hidráulico e identificar possíveis formas de diagnóstico de não conformidades pela medição de variáveis em bancada de testes; Elaboração de um projeto de bancada e correspondente procedimento de uso para emprego da FORD ou de suas concessionárias no diagnóstico de não conformidades da transmissão automática que é objeto deste projeto.

Projeto: “Sistemas híbridos hidráulicos eficientes para aplicações aeronáuticas”
Subprojeto LASHIP: “Desenvolvimento dos sistemas hidráulicos da balsa motorizada”
  • Financiador: CNPq/CISB/Saab
  • Parceria: Universidade de Linköping/ FLUMES
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Março de 2014 – Fevereiro de 2018.
  • Objetivos: Cooperação envolvendo a participação de doutorados em programa sanduíche com a Universidade de Linköping (Suécia) e a empresa Saab (Suécia), bem como o planejamento de ações futuras no campo de sistemas hidráulicos para aviões. A pesquisa está relacionada ao desenvolvimento de soluções hidráulicas digitais e híbridas para atuação em superfícies de controle de aviões.

Projeto: (coordenação SIBRATEC/EMC): “AQUAMAQ – Rede de Desenvolvimento Tecnológico em Mecanização em Aquicultura”
Subprojeto LASHIP: “Desenvolvimento dos sistemas hidráulicos da balsa motorizada”
  • Financiador: FINEP; Brusinox Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda; Marine Equipment Ltda.
  • Professor responsável: Orestes Estavan Alarcon. (SIBRATEC/EMC)
  • Professor responsável no LASHIP: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em dezembro de 2013 e término em dezembro de 2018.
  • Objetivos: Criação da Rede AQUAMAQ, no âmbito do sistema SIBRATEC para o desenvolvimento de máquinas para o setor de aquicultura. A rede será formada pela FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Brusinox Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda e Marine Equipment Ltda. Estas instituições trabalharão em conjunto para fazer uma engenharia reversa em máquinas neolandesas de semear, colher e classificar mexilhões e as adaptarão em escala para as necessidades dos maricultores brasileiros. Da mesma forma, a rede desenvolverá uma máquina para classificar tilápias, fundamentais para permitir a expansão da piscicultura brasileira. Adicionalmente, o projeto desenvolverá e construirá uma balsa motorizada para instalação de máquinas e para demonstração e divulgação dos equipamentos entre o setor produtivo, através de dias de campo e treinamento. Haverá ainda a participação em feira nacional de aquicultura para exposição.

Projeto: Coordenação LABCET/EMC): “Desenvolvimento de soluções para o aumento da eficiência energética de caminhões e ônibus: Fase 1. Estudo preliminar”
Subprojeto LASHIP: “Análise de sistema hidropneumático de recuperação de energia para veículos híbridos”
  • Financiador: Volvo do Brasil
  • Professor responsável: Amir A. Martins de Oliveira Jr. (LABCET/EMC)
  • Professor responsável pelo subprojeto LASHIP: Victor Juliano De Negri
  • Período: Novembro de 2013 – Julho de 2016.
  • Objetivos(subprojeto): Desenvolvimento de prova de conceito de um sistema de frenagem regenerativa pelo armazenamento de energia pneumática e hidráulica. O projeto inclui a modelagem do sistema, desenvolvimento de controlador e montagem do sistema experimental em laboratório. Resultados experimentais e de simulação são usados para avaliação do desempenho do sistema e o potencial da tecnologia proposta.

Projeto: (Coordenação LABSOLDA/EMC): “Desenvolvimento de tecnologia para suporte a expedições científicas em ciências do mar”
Subprojeto LASHIP: “Projeto e montagem do circuito hidráulico do veleiro de pesquisa oceânica”
  • Órgão Financiador: FINEP
  • Professor responsável: Orestes Alarcon (LABSOLDA/EMC)
  • Professor responsável pelo subprojeto: Victor Juliano De Negri
  • Período: Início em maio de 2014 e término em abril de 2017.
  • Objetivos: O projeto visa o desenvolvimento de tecnologia de projeto e de fabricação de um veleiro de alumínio de 60 pés para pesquisa oceanográfica da UFSC. O projeto executivo e projeto dos interiores é desenvolvido pela equipe do LABSOLDA/EMC, a partir de tecnologia de última geração para a soldagem de alumínio naval. É desenvolvido em parceria com os arquitetos navais Olivier Petit e Nicolas Berthelot, responsáveis pelas linhas do casco e pelo dimensionamento. O sistema hidráulico está sendo projetado para utilizar fluido biodegradável a anteder ao acionamento de guincho da âncora, catracas, quilha e trusters. O projeto está inserido na criação do Instituto de Tecnologia Naval e Oceânica – ITNO, por iniciativa do Departamento de Engenharia Mecânica – EMC/UFSC e sob coordenação dos professores Orestes E. Alarcon (LABSOLDA/EMC) e Jair C. Dutra (LABSOLDA/EMC).

Projeto: “Desenvolvimento de regulador de velocidade com monitoração de condição para detecção antecipada de falhas”
  • Órgão Financiador: RHAE/CNPq; Reivax SA Automação e Controle.
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em fevereiro de 2013 e término em janeiro de 2015.
  • Objetivos: Desenvolvimento da funcionalidade de monitoração da condição de operação visando a detecção precoce de falhas do sistema eletrohidráulico de controle de posição, incluindo a unidade hidráulica de potência. O sistema de controle se aplica às pás do distribuidor de turbinas hidráulicas, às pás da própria turbina (caso da turbina Kaplan), ou às agulhas e defletores (no caso de turbinas Pelton). Isto será feito incorporando novas funcionalidades a um regulador de velocidade para turbinas de hidrelétricas já desenvolvido anteriormente pela empresa.

Projeto: “Caracterização do estado da técnica e das competências no estado de Santa Catarina no setor aeronáutico”
  • Órgão Financiador: FAPESC.
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em dezembro de 2012 e término em outubro de 2013.
  • Objetivos: O presente projeto visa contribuir com a concepção inicial de um Cluster Aeronáutico no estado de Santa Catarina por intermédio da análise do estado da técnica nacional e internacional referente ao projeto, fabricação e homologação de aviões de uso comercial e militar de pequeno porte e identificação das competências instaladas no estado de Santa Catarina para atendimento a estas demandas. Os resultados serão alcançados mediante pesquisa bibliográfica, discussão com ICTs e empresas do setor e visitas técnicas, fundamentados na aplicação de metodologia própria para o desenvolvimento de polos tecnológicos.

Projeto: “Dispositivos de controle para usinas eólicas”
  • Órgão Financiador: REIVAX/FINEP subvenção Econômica à Inovação.
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em maio de 2010 e término em junho de 2013.
  • Objetivos: Estudo de princípios de solução para o controle de potência de turbinas eólicas e projeto e construção de protótipo hidráulico para regulação de velocidade e transmissão de energia mecânica.

Projeto: “Soluções inovadoras na regulação de potência de turbinas eólicas alinhadas a um mapeamento tecnológico para o setor de geração de energia eólica”
  • Órgão Financiador: FAPESC.
  • Professor responsável: André Ogliari (NeDIP/UFSC).
  • Período: Projeto com início em maio de 2010 e término em agosto de 2013.
  • Objetivos do subprojeto: Proposição de circuitos e/ou componentes hidráulicos, fundamentado em um estudo técnico-científico, que viabilizem a melhoria da eficiência energética em caminhões. Análise de soluções hidropneumáticas, conversores mecânico-hidráulicos e hidráulico-elétricos.

Projeto: “Sistema Automatizado para a Limpeza de Isoladores de Distribuição com a Linha Viva”
  • Órgão Financiador: ANEEL/CEMAR
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em janeiro de 2008 e término em janeiro de 2010
  • Objetivos: Projeto e construção de um robô de lavação de isoladores para linhas de 69 kV. O sistema será instalado em um caminhão contemplando o controle eletro-hidráulico de posição angular das juntas e o emprego de servomotores para o controle do cabeçote direcionador do esguicho. Será montada uma unidade de controle da cinemática e uma unidade de controle remoto para comando dos movimentos. O sistema automatizado também inclui um sistema de visão para inspeção da limpeza e o desenvolvimento de trajetórias automáticas para o robô. O produto final trará melhorias quanto à segurança do operador e na qualidade de lavação dos isoladores. Também está prevista a redução nos tempos de limpeza e de deslocamento e posicionamento do caminhão entre postes.

Projeto: “Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas”
  • Órgão Financiador: MCT/CNPq/CT-Energ, Reivax Automação e Controle
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em fevereiro de 2007 e término em junho de 2009
  • Objetivos: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um regulador de velocidade para pequenas centrais hidrelétricas empregando sistema de controle de posição eletropneumático baseado em DSP. É contemplada a investigação teórico-experimental para a escolha e adequação de técnicas avançadas de controle para o campo de aplicação específico, aliada ao dimensionamento estático e dinâmico dos componentes pneumáticos. O projeto prevê também a implementação do controlador em DSP (processador digital de sinais) industrial, originando um protótipo final de regulador de velocidade. Desta forma, além de desenvolver completamente uma solução tecnológica inovadora para o setor de geração de energia elétrica, o presente projeto oportuniza o estudo continuado em técnicas avançadas de controle e na modelagem de componentes pneumáticos.

Projeto: “SPCS – SYSTEM FOR THE PNEUMATIC CIRCUITS SIZING”
  • Órgão Financiador: NFPA – National Fluid Power Association – USA e Camozzi do Brasil
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto iniciado em janeiro de 2006 e término em dezembro de 2009
  • Objetivos: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento didático destinado ao aprendizado do dimensionamento de sistemas pneumáticos. Este equipamento permitirá o estudo de comportamentos estático e dinâmico, sendo que o projeto do mesmo irá integrar estudantes de graduação e de pós-graduação.
  • O principal foco é a aplicação de conceitos e técnicas ensinados nos cursos de graduação relacionados ao projeto de circuitos pneumáticos, caracterizando um projeto ‘mão-na-massa’.

Projeto: “Projeto: Desenvolvimento de Equipamentos Hidráulicos para Turbinas de Hidrelétricas”
  • Órgão Financiador: RBT/FINEP, ELETROBRÁS, Reivax Automação e Controle, Medal Metalúrgica Dalla Lana, Hydrus Tecnologia Hidráulica
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Período: Projeto com início em janeiro de 2006 e término em setembro de 2008
  • Objetivos: Este projeto destina-se ao desenvolvimento de três equipamentos hidráulicos empregados em turbinas de centrais hidrelétricas, que são: (1) Bomba de engrenagens para pressurização de mancal guia de gerador hidráulico de 350 MVA, (2) Válvula distribuidora para regulador de velocidade de gerador hidráulico de 350 MVA e (3) Sensor hidráulico de velocidade para turbinas hidráulicas. O projeto será focado na obtenção de produtos modulares visando estender a aplicação futura destes em grupos geradores distintos. Complementarmente, o projeto contribuirá para aprimoramento técnico-científico da executora e das intervenientes.

Projeto: “Plataforma para auxílio de operações submarinas com robôs em ambiente pouco estruturado”
  • Órgão Financiador: MCT/CNPq/CT-Petro
  • Professor responsável: Raul Guenther
  • Situação atual: Projeto com início em janeiro de 2006 e término em dezembro de 2007
  • Objetivos: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o planejamento e a execução de operações com robôs em ambientes submarinos. A utilização submarina dessas ferramentas necessita que elas sejam testadas em um robô hidráulico com controle de força. Para tanto estão sendo desenvolvidas e testadas técnicas de controle de força em um protótipo de robô com acionamentos hidráulicos existente no LASHIP.

Projeto: “Análise de desempenho de componentes hidráulicos para aplicação móbil”
  • Órgão Financiador: Bosch Rexroth
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto com início em outubro de 2004 e término em março de 2007
  • Objetivos: Destina-se ao estudo teórico-experimental de um sistema hidráulico load sensing utilizado na área móbil, mais especificamente em tratores, o qual emprega bomba de deslocamento fixo com balança de pressão ou de deslocamento variável com compensação de pressão e vazão e um bloco de controle de válvulas direcionais com compensação de pressão. Utilizando-se o software AMESim, é desenvolvido um modelo matemático do sistema hidráulico e assim avalia-se a eficiência energética dos sistemas e o desempenho de atuadores frente a operação com cargas individuais, bem como com cargas aplicadas simultaneamente. O modelo é validado experimentalmente através de bancada de ensaios própria e utilizando sistema de aquisição de dados AQX.

Projeto: Parceria LASHIP/BOSCH REXROTH ‘PHP – Plataforma de hidráulica proporcional”
  • Órgão Financiador: Bosch Rexroth, NFPA, Hydac
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Parceria iniciada em agosto de 2002
  • Objetivos: Este projeto visa dar suporte ao desenvolvimento de um sistema de ensino e projeto de sistemas eletro-hidráulicos proporcionais incluindo análises teórica e experimental. O sistema como um todo será constituído de três módulos: Bancada de trabalho, Software de projeto e Sistema de carregamento que congregarão a experiência já adquirida em trabalhos de graduação (iniciação científica, estágios e projetos de fim de curso), mestrado e doutorado anteriores. Busca-se, por meio deste, o apoio às disciplinas de hidráulica dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica, produção mecânica e de controle e automação industrial.

Projeto: “Desenvolvimento de Sistema para Aplicação Localizada Automática de Insumos Agrícolas”
  • Órgão Financiador: CNPq, RHAE, Inovação, Arvus, Hydrus
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto com início em 01 de março de 2006 e término em setembro de 2007
  • Objetivos: O presente projeto proposto pela Arvus Tecnologia tem como objetivo principal o desenvolvimento e validação de um produto competitivo para Agricultura de Precisão, destinado à modernização/atualização tecnológica da frota nacional de máquinas agrícolas, bem como de máquinas produzidas por fabricantes nacionais.
    O produto consiste de uma solução adaptada a qualquer implemento agrícola de distribuição de corretivos e plantadeiras, com a funcionalidade principal de realizar o controle automático da aplicação dos insumos, na dosagem especificada por mapas de aplicação pré-determinados e através de tecnologia GPS/DGPS.

Projeto: “Aplicação industrial de algoritmos de controle para sistemas hidráulicos de posicionamento”
  • Órgão Financiador: FAPESC
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto com início em janeiro de 2005 e término em junho de 2006
  • Objetivos: Dar continuidade ao desenvolvimento de técnicas de controle para sistemas hidráulicos através da integração do trabalho de professores e alunos (graduação e pós-graduação) dos departamentos de Automação e Sistemas (DAS) e de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, e iniciar a articulação de empresas catarinenses com esse desenvolvimento e a difusão deste conhecimento para a área industrial.

Projeto: PAPPE intitulado “DESENVOLVIMENTO DE SOLENÓIDE PROPORCIONAL COM REALIMENTAÇÃO DE POSIÇÃO INTEGRADA”
  • Órgão Financiador: FAPESC/FINEP, Hydrus Tecnologia Hidráulica
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto com início em dezembro de 2005 e término em maio de 2006
  • Objetivos: Este projeto objetiva o desenvolvimento de solenóide proporcional com realimentação de posição integrada, destinado ao acionamento de válvulas direcionais proporcionais eletro-hidráulicas. Consiste de um produto único integrando o atuador eletromagnético (solenóide proporcional) e um sensor de posição por efeito Hall. Para construção do solenóide será avaliado o uso de materiais convencionais e compósitos ferro-magnéticos, estabelecendo a melhor relação custo/desempenho estático e dinâmico. A Integração mecânica e eletromagnética do solenóide com o sensor de posição por efeito Hall também será objeto de desenvolvimento, criando, junto com um circuito eletrônico baseado em DSP, um produto diferenciado para o mercado. A detenção da tecnologia de desenvolvimento de solenóides proporcionais é fundamental para a construção de válvulas proporcionais totalmente nacionais.

Projeto: CT-ENERG intitulado “Desenvolvimento de válvulas e equipamentos eletro-hidráulicos inteligentes aplicado na geração de energia elétrica”
  • www.laship.ufsc.br/veehint
  • Órgão Financiador: CT-ENERG/FINEP, Reivax Automação e Controle
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto com início em dezembro de 2002 e término em abril de 2006
  • Objetivos: O presente projeto destina-se ao desenvolvimento de válvulas e equipamentos eletro-hidráulicos inteligentes para aplicação em centrais de geração de energia elétrica. Investigar-se-á novas soluções construtivas para os componentes hidráulicos e incluir-se-á o processamento eletrônico de sinais, de modo que os sistemas gerados possuam comportamentos estático e dinâmico adequados ao domínio de aplicação, altas repetibilidade e confiabilidade e que a comunicação com demais partes da central de geração de energia ocorra somente através de informações essenciais, tornando-os próprios para a formação de arquiteturas distribuídas. O desenvolvimento destes novos produtos será alicerçado na pesquisa tecnológica nas áreas de sistemas hidráulicos, teoria de controle e mecatrônica.

Projeto: SEGRED 2 – “Ampliação de Sistema Especialista para Gerenciamento de Redes de Transporte de Gás Natural”
  • Orgãos Financiadores: TBG e Petrobrás/CENPES
  • Professor responsável: Jonny Carlos da Silva
  • Situação atual: Projeto iniciado em março de 2003 e término em março de 2006
  • Objetivo: Ampliar as funcionalidades implementadas no sistema SEGRED 1.3 (versão TBG) desenvolvido dentro do projeto SEGRED. O projeto SEGRED tratou do desenvolvimento de um sistema computacional para auxiliar na operação e manutenção de redes de transporte e distribuição de gás natural, empregando técnicas de sistema especialista e simulação dinâmica do escoamento do gás.
    Resumidamente o resultado do projeto SEGRED desenvolveu um sistema especialista capaz de realizar diagnóstico de falhas e geração de recomendações de manutenção nas EE’s Estação de Entrega, e análise de problemas potenciais nas linhas de transporte, bem como prognóstico do comportamento dinâmico da rede de transporte com base em cenários reais ou simulados das variáveis operacionais da rede, tais como consumos das EE’s e pressões em pontos característicos, fechamento automático ou manual de válvulas de bloqueio. Sendo assim, o projeto SEGRED apresenta um módulo de diagnóstico de Estação de Entrega e um módulo de diagnóstico e prognóstico da rede de transporte. Para efeito de implementação, o projeto SEGRED representou o conhecimento heurístico e modelagem dinâmica concentrando-se no trecho Araucária – Biguaçu do GASBOL.
    Em função da experiência bem sucedida do projeto SEGRED, e de acordo com o interesse demonstrado pela TBG e Petrobrás, o projeto SEGRED2 tem como objetivo ampliar as funcionalidades do sistema SEGRED 1.3, bem como sua área de abrangência. No aspecto de funcionalidades destaca-se a implementação de módulos como “botteneck detection”, “composition trackning”, “linebreak deection”, interação com sistema SCADA, entre outros. No tocante à ampliação de abrangência, o projeto SEGRED2 incluirá o mapeamento heurístico e dinâmico do trecho REPLAN – Guararema.

Projeto: Temperature Control System for Hydraulic Power Units
  • Órgão Financiador: NFPA – National Fluid Power Association – USA
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto iniciado em agosto de 2004 e término em junho de 2005
  • Objetivos: Projeto e implementação de um sistema de controle de temperatura a ser incorporado à unidade de potência hidráulica pertencente á Plataforma de Hidráulica Proporcional. Visto que a plataforma tem como requisitos importantes a mobilidade e compacidade, as soluções convencionais utilizando resfriamento por água ou por ar não se mostram adequadas. Portanto, será desenvolvido um circuito de resfriamento e aquecimento empregando circuito reversível com fluido refrigerante.

Projeto: “Avaliação do desempenho global em bombas de engrenagem.
  • Orgão financiador: MEDAL Metalúrgica Dalla Lana Ltda
  • Professor responsável: Victor Juliano De Negri
  • Situação atual: Projeto iniciado em outubro de 2003 e témino em março de 2005
  • Objetivo: Estudo teórico-experimental de uma bomba hidráulica de engrenagens, com o intuito de obter um modelo matemático que descreva adequadamente seu comportamento, referente ao seu desgaste interno, e conseqüentemente a perda de seu rendimento. De posse deste modelo, criar desgastes internos controlados de vários níveis em uma bomba de engrenagens e similares aos existentes em bombas que já estão em manutenção ou que foram descartadas por baixo rendimento, introduzindo sobre estas medições de variáveis como pressão e temperatura em diferentes pontos. Com base nestas medições, buscar então, quais delas podem ser utilizadas junto ao processo, visando uma manutenção preventiva do sistema hidráulico.

Projeto: “Desenvolvimento de um cilindro hidráulico com amortecimento auto-ajustável
  • Órgão Financiador: Bosch Rexroth
  • Situação atual: Projeto iniciado em março de 2002 e término em outubro de 2004
  • Objetivos: Análise de um novo cilindro para o mercado de componentes hidráulicos envolvendo um sistema que adequa o amortecimento de fim de curso de acordo com a velocidade e a massa transportada pela haste, procurando-se o entendimento do fenômeno físico e a sistematização do projeto do sistema de amortecimento para diferentes domínios de aplicação.

Projeto: “Proportional Hydraulics Platform: Work Bench”
  • Órgão Financiador: NFPA – National Fluid Power Association – USA
  • Objetivos: O presente projeto objetiva, através do desenvolvimento de um sistema didático de projeto e comprovação experimental de sistemas hidráulicos proporcionais, que alunos de graduação em engenharia mecânica, produção mecânica e de controle e automação industrial tenham a oportunidade de conhecer e utilizar na prática componentes hidráulicos proporcionais, sensores e recursos de aquisição de dados. Visa, também, a sistematização do conhecimento de projeto de sistemas hidráulicos de controle de posição e a correlação entre modelagem matemática e verificação experimental do comportamento dinâmico destes sistemas.

Projeto: “FUNGRAD intitulado Plataforma de projeto e comprovação experimental de sistemas eletro-hidráulicos proporcionais: Módulo 1: Bancada de ensaios”
  • Órgão Financiador: FUNGRAD – UFSC.
  • Objetivos: Este projeto visa dar suporte ao desenvolvimento de um sistema didático de projeto de sistemas eletro-hidráulicos proporcionais incluindo análises teórica e experimental. O sistema como um todo será constituído de três módulos: Bancada de ensaios, Software de projeto e Sistema de carregamento que congregarão a experiência já adquirida em trabalhos de graduação (iniciação científica, estágios e projetos de fim de curso), mestrado e doutorado anteriores. Busca-se, por meio deste, o apoio às disciplinas de hidráulica dos cursos de graduação em engenharia mecânica, produção mecânica e de controle e automação industrial. No presente momento será realizado o projeto e construção do Módulo 1 – Bancada de Ensaios o qual, por si só, será plenamente operacional e poderá ser empregado imediatamente como equipamento didático.

Projeto: “Projeto CNPq / CTPetro intitulado ‘Construção de um robô hidráulico”
  • Órgão Financiador: CNPq / CTPetro.
  • Participantes: LABORATÓRIO DE ROBÓTICA (Coordenação), LASHIP, DAS.

Projeto: “Integrado de pesquisa intitulado “Síntese de controladores para atuadores hidráulicos e pneumáticos: Desenvolvimentos teóricos, experimentais e aplicações em robótica”
  • Órgão Financiador: CNPq.
  • Participantes: LABORATÓRIO DE ROBÓTICA (Coordenação), LASHIP, DAS.
  • Objetivos: Este projeto de pesquisa visa contribuir para a melhoria no desempenho de robôs industriais, na sua programação, e na criação de alternativas de acionamento, possibilitando o seu emprego em tarefas onde existem interações com o meio. Tem como metas 1 – Controle de acionamentos hidráulicos e pneumáticos com aplicação em robôs manipuladores; 2 – Controle de força em robôs manipuladores. 3 – Controle avançado de robôs industriais. 4 – Programação fora de linha de robôs industriais; 5 – Projeto mecatrônico aplicado a robôs industriais.

Projeto: CTPETRO intitulado “Desenvolvimento de sistema Especialista de Gerenciamento de Redes de Transporte e distribuição de Gás natural”
  • www.laship.ufsc.br/segred
  • Órgão Financiador: ANP / FINEP, SCGÁS, TBG e GASPETRO
  • Participantes: LASHIP, SCGÁS, TBG, GÁSPETRO
  • Objetivos: Desenvolvimento de software para apoio ao gerenciamento operacional de redes de distribuição e de transporte de gás natural. O projeto baseia-se nos princípios de inteligência artificial e modularidade, orientação por objetos e na modelagem e simulação estática e dinâmica do escoamento do gás natural. Dentro do escopo do presente edital, o sistema final contemplará a Região A da Rede de Distribuição de Gás Natural do Estado de Santa Catarina, Sistema Guaramirim – Jaraguá-do-Sul, de responsabilidade da SCGÁS, e o gasoduto de transporte Bolívia-Brasil compreendido entre os trechos Araucária e Biguaçu operado pela TBG (Transportadora Brasileira do Gasoduto Bolívia-Brasil).

Projeto: “Contrato de pesquisa intitulado “Projeto de componentes hidráulicos”
  • Órgão Financiador: BOSCH REXROTH
  • Participantes: LASHIP
  • Objetivos: Estudo de dois protótipos de válvulas tipo cartucho, sendo uma válvula de controle direcional e uma válvula reguladora de vazão com compensação de pressão. O propósito principal é o de realizar um levantamento das características de ordem mecânica e hidráulica de operação das referidas válvulas. Deste modo, realiza-se a modelagem não linear do comportamento dinâmico de uma válvula direcional de duas vias e duas posições, acionada diretamente por solenóide com retorno por mola, correlacionando resultados de simulação e ensaios. Da mesma maneira, efetua-se a modelagem da válvula reguladora de vazão de três vias, com compensação de pressão e temperatura.

Projeto: PADCT – CDT intitulado “Capacitação industrial para construção de sistemas hidráulicos de controladores de turbinas”
  • Órgão Financiador: MCT / FINEP e Reivax Automação e Controle.
  • Participantes: LASHIP, LMP, SINMEC, GRANTE, REIVAX Automação e Controle.
  • Objetivos: Aprimoramento tecnológico de sistemas hidráulicos empregados em controle de turbinas de geração de energia elétrica. As ações ocorrerão através da pesquisa tecnológica e da geração de produtos que ampliem a participação da empresa REIVAX no mercado como conseqüência do aprimoramento dos produtos finais e serviços prestados aos clientes, basicamente as geradoras de energia elétrica. Ao mesmo tempo, dar-se-á a oportunidade de aplicação do conhecimento das instituições executora e co-executoras em um domínio tecnológico específico conduzindo, por sua vez, ao aprimoramento da capacitação acadêmica destas.

Projeto: PROIN edital 01/98 intitulado “Estação Laboratorial baseada em instrumentos reais e virtuais”
  • Órgão Financiador: PADCT / CCT
  • Objetivos: Desenvolvimento de uma estação laboratorial multidisciplinar para auxiliar no aprendizado teórico e prático de conteúdos que envolvam análise de processos físicos, metrologia ou instrumentação. São exemplos muitas das disciplinas de eletrônica, de instrumentação, de metrologia e de automação.

Projeto: “RHAE-EIP – Recursos Humanos em Áreas Estratégicas – Engenharia Industrial de Precisão”
  • Órgão Financiador: MCT / RHAE
  • Título do Projeto: Automação e controle com modernos sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Projeto: “PRONEX – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência”
  • Órgão Financiador: MCT / CNPq / FINEP – MEC / CAPES
  • Nome do Núcleo: Núcleo de Desenvolvimento de Processos e Produtos de Alta Tecnologia
  • Título do Projeto: Tecnologia de Desenvolvimento Integrado de Processos e Produtos de Injeção

Projeto: Projeto Integrado de Pesquisa intitulado “O controle de posição e força em robôs manipuladores com acionamentos hidráulicos e pneumáticos”
  • Órgão Financiador: CNPq.

Projeto: FINEP – SP 05 intitulado: “Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Computacionais, de Controle e de Automação aos Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos”
  • Órgão Financiador: MCT/ FINEP
  • Situação Atual: Projeto iniciado em 1997 e concluído em 2003

Projeto: “PRODENGE – Programa de Desenvolvimento das Engenharias – Edital de Convocação REENGE 02/96?
  • Órgão Financiador: MCT / FINEP
  • Título: Sistema Multitecnológico de Manipulação de Peças e Ferramentas
  • Objetivos: Objetiva, através do desenvolvimento de um sistema didático de manipulação de peças, que alunos de graduação em engenharia mecânica, elétrica e de controle e automação industrial tenham a oportunidade de conhecer e utilizar na prática componentes do estado da arte em automação industrial, bem como de aplicar técnicas apoiadas por computador para o projeto de controladores e de projeto de produtos. Como principal meio de ação destaca-se o interrelacionamento entre diferentes tecnologias de atuação e medição e a necessidade de aplicação de diversas disciplinas.