O LASHIP – Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC possui uma estrutura centrada no atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os membros do LASHIP atuam desde 1977 no ensino de graduação e desde 1984 no de pós-graduação e na pesquisa em componentes e sistemas hidráulicos e pneumáticos, envolvendo investimentos provenientes de projetos com agências de fomento e parcerias com empresas nacionais. Além da infra-estrutura em equipamentos e instalações, encontra-se estabelecido um grupo constituído de 4 professores e cerca de 15 pessoas dentre engenheiros pesquisadores, pós-graduandos e estudantes de graduação vinculados por meio de projetos institucionais e com a indústria.A disseminação do conhecimento gerado no LASHIP por meio das atividades acadêmicas e de natureza industrial vem ocorrendo historicamente por meio da participação em congressos e seminários relevantes no país como COBEM (ABCM), CBA e SNPTEE e no exterior como FPMC (Reino Unido e EUA), IFK (Alemanha), FPNI/FPST Ph.D Student, SICFP (Escandinávia) e IFPE/NCFP (EUA).
No campo acadêmico o LASHIP vem atuando em pesquisas conjuntas com o PTMC – The Centre for Fluid Power and Motion Control (University of Bath – Reino Unido), o IFAS – Institute for Fluid Power Drives and Control (RWTH Aachen University – Alemanha) e o FLUMES – Division of Fluid and Mechatronic Systems (Linköping University – Suécia). O LASHIP participa, junto com a UFSC, como parceiro do CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.
A integração do LASHIP com o setor industrial é evidenciada através de atividades de pesquisa realizadas diretamente com indústrias ou em projetos co-financiados por órgãos de fomento como FINEP, PADCT, CT-Petro, RHAE, CT-Energ e CNPq.. Adicionalmente, são prestados serviços de consultoria para a solução de problemas mais imediatos.
O LASHIP é membro da NFPA – National Fluid Power Association – EUA, caracterizando-se como a primeira instituição de ensino não Norte Americana a ser filiada. Está incluído no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil sendo reconhecido pela comunidade internacional como uma referência na América Latina em hidráulica e pneumática.
Por meio de seus integrantes, participa da Fluid Power Net International, que é uma comunidade mundial de integração na área de hidráulica e pneumática, e da American Society of Mechanical Engineers – Fluid Power Systems & Technology Division.