LASHIP

Quem Somos

O LASHIP – Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC possui uma estrutura centrada no atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os membros do LASHIP atuam desde 1977 no ensino de graduação e desde 1984 no de pós-graduação e na pesquisa em componentes e sistemas hidráulicos e pneumáticos, envolvendo investimentos provenientes de projetos com agências de fomento e empresas nacionais e estrangeiras. Além da infra-estrutura em equipamentos e instalações, encontra-se estabelecido um grupo constituído de 4 professores e cerca de 20 integrantes dentre engenheiros pesquisadores, pós-graduandos e estudantes de graduação vinculados por meio de projetos institucionais e com a indústria.

O Laboratório conta com equipamentos e instalações em constante atualização que possibilitam a montagem de protótipos e provas de conceitos, cujos resultados são comparados com simulações empregando modelos matemáticos. Os resultados das pesquisas são aplicados em áreas como geração de energia, aviação e equipamentos agrícolas e industriais. As principais indústrias parceiras são Reivax SA, Bosch Rexroth, Camozzi e Saab AB.

Pela sua atuação ao longo dos anos, é reconhecido internacionalmente como referência em hidráulica e pneumática na América Latina. O estreito relacionamento com indústrias do setor e com a ABIMAQ-CSHPA possibilita ao LASHIP a identificação das necessidades da indústria e, assim, formar engenheiros, mestres e doutores realmente diferenciados. Há também constante atenção em identificar e pesquisar temas mundialmente relevantes e, para isto, alunos e professores participam sistematicamente das principais conferências internacionais em hidráulica e pneumática.

Por meio de colaborações internacionais, estudantes e pesquisadores tem tido a possibilidade de realizar parte de seus estudos em conceituados grupos de pesquisa como o FLUMES – Division of Fluid and Mechatronic Systems (Linköping University – Suécia), Centre for Fluid Power and Motion Control (University of Bath – Reino Unido), IFAS – Institute for Fluid Power Drives and Control (RWTH Aachen University – Alemanha), Maha Fluid Power Research Center (Purdue University – EUA), Aalto University (Finlandia) e Dresden University of Technology (Alemanha).

O LASHIP é certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq), é membro da GFPS – Global Fluid Power Society e parceiro institucional da NFPA – National Fluid Power Association (EUA) e do CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro. Por meio de seus integrantes, participa da ABCM – Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas e da ASME – American Society of Mechanical Engineers – Fluid Power Systems & Technology Division.

Confira abaixo alguns gráficos sobre nossa história:

Teses e dissertações no Laship

Destino dos pós-graduandos do Laship