No dia 14 de Novembro de 2019, o estudante João Pedro Duarte da Silva apresentou sua dissertação, Experimental and Theoretical Analysis of an Electro-Hydrostatic Actuator for Ultra Deepwater Applications (Análise Teórica e Experimental de um Atuador Eletro-Hidrostático para Aplicações em Águas Ultra-Profundas), em Florianópolis, SC. O trabalho consiste na realização de testes experimentais, modelagem matemática e simulações para análise do sistema em termos de funcionalidade e eficiência energética.

O sistema abordado trata-se de um atuador eletro-hidrostático (EHA – Electro-Hydrostatic Actuator) destinado à movimentação de válvulas gaveta, de 2 polegadas de diâmetro, utilizadas na exploração de hidrocarbonetos em profundidades de até 3000 metros.

O trabalho contou com o apoio da empresa Bosch Rexroth, Atibaia – Brasil e Lohr am Main – Alemanha, onde parte do desenvolvimento do trabalho e testes em bancada experimental foram realizados. Os resultados obtidos apresentam um sistema com comportamento robusto durante as operações nominais de abertura e fechamento da válvula gaveta, bem como durante as funções de falha segura, em todos os cenários avaliados. O EHA demonstra ter baixo consumo energético, com a possibilidade de se predefinir um consumo máximo de potência, o qual é controlado pela limitação da velocidade angular do seu servomotor.