Entre os dias 20 a 25 de outubro de 2019, os mestrandos Gregori P. Conterato e Talles Augusto B. Spada estiveram presentes no COBEM 2019, 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, realizado na cidade de Uberlândia – MG. No evento, os alunos membros no LASHIP apresentaram dois artigos sobre a modelagem de sistemas pneumáticos aplicados em pequenas centrais hidrelétricas. As publicações são fruto do projeto de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, código PD-00387-0117/2017, o qual está sendo desenvolvido em parceria com as empresas CTG Brasil e Reivax S/A Automação e Controle.

O principal objetivo deste projeto é a substituição dos sistemas hidráulicos, tradicionalmente utilizados para a automação e controle de turbo-geradores, por tecnologia pneumática. A proposta inovadora proporciona a redução de custos de aquisição e manutenção, além da redução do impacto ambiental pela não utilização de óleo mineral. Esta iniciativa será pioneira na aplicação deste sistema em uma usina hidrelétrica como projeto piloto.

O evento foi uma relevante oportunidade para divulgar e reafirmar a importância da parceria entre academia e indústria no desenvolvimento de tecnologia nacional.