No último dia 19 de junho, o Engenheiro Mecânico Ivan Junior Mantovani defendeu, em Florianópolis-SC, sua dissertação de mestrado intitulada “Otimização dos chaveamentos entre válvulas ON/OFF em atuadores hidráulicos digitais”. O tema central da dissertação foi Hidráulica Digital, este em destaque nas pesquisas acadêmicas internacionais na área de hidráulica. O trabalho atentou-se em desenvolver uma solução para otimização dos chaveamentos entre válvulas ON/OFF em sistemas hidráulicos digitais empregando controle secundário com cilindro multi-câmaras.

A dissertação está relacionada ao projeto de pesquisa e desenvolvimento – P&D denominado “Atuador Hidráulico Digital para controle de voo: Solução Inovadora para alta eficiência energética, confiabilidade e segurança”. O projeto é parte de um acordo de cooperação internacional composto pelo Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos – LASHIP e a Fundação CERTI, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a Divisão de Sistemas Fluidos e Mecatrônicos – FLUMES, da Universidade de Linköping – LiU e a empresa Saab AB, os dois últimos sediados na Suécia. Portanto, esta dissertação contribuiu para o projeto P&D, que promoverá o desenvolvimento de um sistema inovador para aeronaves através de uma parceria acadêmica-industrial nas áreas aeroespacial e de defesa entre os países Brasil e Suécia.