No dia 31 de março de 2020 foi realizada a defesa da dissertação de mestrado do estudante Artur Tozzi de Cantuaria Gama, intitulada “Desenvolvimento de um controlador supervisório com máquinas de estado aplicado a veículos comerciais com sistema de hibridização hidráulico-pneumático”, em Florianópolis, SC. O trabalho é uma continuação do estudo iniciado na tese de doutorado de Rafael Rivelino da Silva Bravo, que discorre sobre uma proposta de hibridização hidráulico-pneumática para veículos comerciais de grande porte.

A dissertação é focada na implementação de um controlador supervisório responsável por decidir sobre a utilização e operação do sistema, optando pela frenagem regenerativa por meio do carregamento de acumuladores hidráulicos, produção de ar comprimido para os reservatórios de ar ou auxílio na aceleração do veículo após um período de recuperação energética. O sistema de controle supervisório implementado utiliza statecharts, uma expansão da teoria de máquinas de estado, para identificar os estados do veículo durante a operação e acionar os diferentes modos de operação do sistema regenerativo. O modelo matemático produzido permite definir diferentes perfis de velocidade e inclinação de pista para avaliação do desempenho do veículo híbrido e comparação com o convencional. Os resultados obtidos mostram que é possível alcançar melhorias no aproveitamento energético ao final de um ciclo de trabalho, produzindo mais energia útil a partir da queima de combustível, e confirmam a aplicabilidade do sistema, especialmente em situações de desacelerações frequentes e de tráfego em declive.

Esta também foi uma das primeiras defesas do laboratório realizadas totalmente por videoconferência, de acordo com as orientações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC devido à pandemia de corona vírus.

 

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