No dia 12 de Abril de 2019, o estudante Thales Agostini apresentou sua dissertação, Modelagem e análise de um sistema eletro-hidrostático utilizando cilindro assimétrico para maquinários estacionários e móbil , em Florianópolis, SC. O trabalho consiste na modelagem, testes experimentais e a análise de eficiência energética através de simulação. O sistema abordado aplica o conceito de atuador eletro-hidrostático (EHA – Electro-Hydrostatic Actuator), no qual um sistema fechado e compacto é utilizado para acionar um cilindro assimétrico. O trabalho contou com o apoio da pesquisadora Tatiana Minav e colaboração da Universidade de Aalto, na Finlândia, onde parte do desenvolvimento do trabalho e testes em bancada experimental foram realizados. Os resultados obtidos mostram um potencial aumento da eficiência energética principalmente pela falta de controle resistivo por válvulas. Também é destacado a importância do dimensionamento de bombas/motores e como estas interferem nos valores de eficiência.