Ensino

EMC 6607 – Sistemas Especialistas Aplicados à Engenharia – 03 Cr. – 2º Bimestre

Prof. Jonny C. da Silva

EMENTA


Histórico sobre SE. Vantagens e desvantagens de SE. Componentes e ciclo de vida de um SE. Aspectos relativos à definição do domínio de conhecimento. Técnicas de aquisição e representação do conhecimento. Validação e verificação de SE. Implementacão de protótipos com a utilização de ferramentas SHELL.

 

PROGRAMA (30 h (36 ha) – teórica e 15 h (18 ha) – prática)


  1. Definições básicas relacionadas à SE. Distinção entre SE e programas convencionais. Crescimento da aplicação de SE. Definição e tipos de sistemas SHELL.
  2. Viabilidade de SE para certos tipos de problemas. Estudo das características de SE atualmente utilizados em aplicações práticas. Identificação de áreas de projeto aplicáveis para SE.
  3. Processo de desenvolvimento de SE e dificuldades mais comuns encontradas. Técnicas de representação do conhecimento. Definição do domínio de aplicação. Escolha da técnica mais apropriada. Seleção da ferramenta SHELL.
  4. Questões humanas relacionadas ao desenvolvimento de SE. Engenharia do conhecimento. Perfil do engenheiro de conhecimento. Questões éticas em SE.
  5. Aquisição do conhecimento. Relacionamento com os especialistas do domínio. Diferentes perfis de especialistas. Aplicação de ferramentas computacionais. Protótipo inicial como instrumento para facilitar a aquisição.
  6. Validação e verificação de SE. Comparação com técnicas utilizadas em sistemas convencionais. Metodologia de validação. Casos prátios e procedimento recomendável.
  7. Aplicação de ferramentas. Introdução à programação utilizando sistemas SHELL. Estrutura gera, formas de representação do conhecimento, desenvolvimento de exemplos.