Prof. Jonny C. da Silva
EMENTA
Histórico sobre SE. Vantagens e desvantagens de SE. Componentes e ciclo de vida de um SE. Aspectos relativos à definição do domínio de conhecimento. Técnicas de aquisição e representação do conhecimento. Validação e verificação de SE. Implementacão de protótipos com a utilização de ferramentas SHELL.
PROGRAMA (30 h (36 ha) – teórica e 15 h (18 ha) – prática)
- Definições básicas relacionadas à SE. Distinção entre SE e programas convencionais. Crescimento da aplicação de SE. Definição e tipos de sistemas SHELL.
- Viabilidade de SE para certos tipos de problemas. Estudo das características de SE atualmente utilizados em aplicações práticas. Identificação de áreas de projeto aplicáveis para SE.
- Processo de desenvolvimento de SE e dificuldades mais comuns encontradas. Técnicas de representação do conhecimento. Definição do domínio de aplicação. Escolha da técnica mais apropriada. Seleção da ferramenta SHELL.
- Questões humanas relacionadas ao desenvolvimento de SE. Engenharia do conhecimento. Perfil do engenheiro de conhecimento. Questões éticas em SE.
- Aquisição do conhecimento. Relacionamento com os especialistas do domínio. Diferentes perfis de especialistas. Aplicação de ferramentas computacionais. Protótipo inicial como instrumento para facilitar a aquisição.
- Validação e verificação de SE. Comparação com técnicas utilizadas em sistemas convencionais. Metodologia de validação. Casos prátios e procedimento recomendável.
- Aplicação de ferramentas. Introdução à programação utilizando sistemas SHELL. Estrutura gera, formas de representação do conhecimento, desenvolvimento de exemplos.