Candidato: Luciano Retzlaff

Data: Março de 2007

Resumo: Este trabalho trata do estudo teórico-experimental de um sistema hidráulico load sensing utilizado na área móbil, mais especificamente em tratores, o qual é composto basicamente por uma bomba de deslocamento variável de pistões axiais com compensação de pressão e vazão e um bloco de controle de válvulas direcionais com compensação de pressão. São apresentadas as principais configurações de sistemas hidráulicos utilizadas na área móbil com destaque para as características de eficiência energética inerente a cada um. Posteriormente é descrito o sistema hidráulico com bomba de deslocamento variável analisado, bem como os componentes que fazem parte do circuito de potência e do circuito de atuação. Utilizando-se o software Advanced Modeling Environment for performing Simulations (AMESim), é desenvolvido um modelo matemático do sistema hidráulico em estudo, com a finalidade de representar o seu comportamento em regime permanente. Por meio de uma bancada desenvolvida para testar este sistema com bomba de deslocamento variável, valida-se o modelo em regime permanente nas condições de operação definidas. Assim, os resultados teóricos são comparados com os resultados experimentais. Na análise dos resultados teórico-experimentais avalia-se o sistema hidráulico, no que tange as características de eficiência energética com o sistema operando com cargas individuais, bem como com cargas aplicadas simultaneamente. O segundo ponto da análise de resultados está dirigido para avaliação do nível de interferência que um circuito gera sobre outro quando o sistema hidráulico em estudo está operando simultaneamente. Os componentes foram fornecidos pela empresa Bosch Rexroth Ltda., a qual mantém parceria com o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP), do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

RETZLAFF, L. Avaliação do Desempenho de Sistemas Hidráulicos com Sensibilidade ao Carregamento Aplicados em Tratores. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.