O terceiro maior grupo de participantes no SICFP 2017 – Scandinavian International Conference on Fluid Power foi do Brasil, empatado com a Finlândia, país vizinho à Suécia, onde ocorreu esta conferência. Possivelmente foi a maior delegação de brasileiros participando de uma conferência de hidráulica e pneumática de todos os tempos. Representando o ITA estiveram o Prof. Luiz S. Góes, o M. Eng. Mário Maia Neto (Doutorando e Eng. da Embraer) e o M. Eng. Felipe Spuri (Doutorando e Eng. da Embraer). A Profa. Luciana Pereira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC, juntamente com o grupo do LASHIP/UFSC composto do Prof. Victor J. De Negri, Eng. Henrique Raduenz (Mestrando) e Dr. Eng. Lie Pablo G. Pinto (Pós-doutorando) completaram a delegação. Como sempre, a participação em renomados congressos internacionais é uma excelente oportunidade de troca de experiências e de atualização nos temas de interesse da indústria e da academia. Obrigado ao colega Prof. Petter Krus e a equipe de alto nível do FLUMES/ Linköping University (Rita Enquist, Dra.Liselott Ericson e Dr. Magnus Sethson) pelo convite para nossa participação no comitê científico, coordenação de sessões e mesa redonda. Durante a estada em Linköping, os professores Góes, Luciana e Victor também integraram o Workshop on System Engineering and Innovation que ocorreu no dia 12 de junho na Linköping University.

Victor J. De Negri