Em 24 de Novembro de 2017, o engenheiro mecânico Tiago Simino Macedo apresentou o seu trabalho de conclusão do mestrado em Florianópolis, SC. O ex-aluno do programa de pós-graduação em engenharia mecânica da UFSC, exerce, hoje, o cargo de Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na EMBRAER em São José dos Campos, SP, onde aplica diretamente grande parte do conhecimento desenvolvido durante sua especialização. Seu trabalho de mestrado, desenvolvido no LASHIP, foi em parceria com a FORD, a montadora viabilizou o início da pesquisa, forneceu componentes e informações. O trabalho intitulado Modelagem e Simulação do Circuito Hidráulico de uma Transmissão Automática Convencional Para Análise de Falhas, foi desenvolvido pelo Tiago durante o seu mestrado na UFSC. O modelo criado, além de gerar bons resultados e alcançar os objetivos da pesquisa, fez com que o estudo realizado fosse uma abertura de uma nova linha de pesquisa no laboratório. Fatos como estes, reforçam ainda mais a ideia de que parcerias Universidade/Indústria são importantes para o desenvolvimento de pessoas e do país, além da aproximação das instituições, aproximam os profissionais cada vez mais capacitados do mercado de trabalho.

Acesse a dissertação: Modelagem e Simulação do Circuito Hidráulico de uma Transmissão Automática Convencional Para Análise d eFalhas.