BacandaBravo_1_editadaBacandaBravo_2_editada

O doutorando Rafael Bravo defendeu sua tese de doutorado intitulada SISTEMA HIDRÁULICO-PNEUMÁTICO DE FRENAGEM REGENERATIVA E HIBRIDIZAÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS, que ocorreu em Florianópolis, SC, no dia 24 de fevereiro de 2017, no auditório de Engenharia Mecânica da UFSC. Na defesa foram apresentadas as características do novo conceito de veículo híbrido e as condições de condução nas quais é possível efetuar a recuperação de energia. Além do conhecimento das áreas de hidráulica e pneumática, a integração com outras áreas, como mecânica, termodinâmica, instrumentação e controle de processos, foi fundamental para o desenvolvimento de um modelo matemático detalhado, necessário para representar o comportamento e o desempenho do sistema sob diferentes condições de translado. O projeto de pesquisa teve parceria com a empresa VOLVO de Curitiba. Uma unidade de testes em escala foi construída com o propósito de obter os resultados preliminares. O projeto foi uma importante oportunidade para o desenvolvimento de uma linha de pesquisa relacionada ao tema, hibridização de máquinas.