Em 30 de Maio de 2018, o aluno de mestrado, Henrique Raduenz, apresentou a sua dissertação em Florianópolis, SC. A dissertação tem como título Análise Teórica e Experimental de uma Transmissão Hidrostática para Turbinas Eólicas. O trabalho foi conduzido com a parceria da Parker Hannifin, Cachoeirinha, RS que forneceu conhecimento e componentes para a bancada e também com a Reivax Automação e Controle AS, Florianópolis, SC, que forneceu conhecimento e componentes para o controle e conexão do sistema com a rede elétrica. O projeto do sistema também contou com o auxílio do Flumes da Universidade de Linköping da Suécia. O autor apresentou resultados experimentais e de simulação que provam a funcionalidade da transmissão hidrostática para turbinas eólicas proposta. O foco da dissertação era mostrar que usando uma transmissão hidrostática é possível controlar o rotor da turbina enquanto o gerador síncrono é acionado e com conexão direta com a rede, e tudo isso usando componentes de prateleira. Com este objetivo, uma banca de ensaios foi construída no LASHIP onde conceitos de simulação em tempo real e Hardware-in-the-loop estão implementados. Os resultados mostram que o sistema é capaz de transferir a potência do rotor da turbina para o gerador síncrono enquanto controla a rotação do rotor e entrega potência elétrica para a rede diretamente sem o uso de conversores de frequência. O conceito proposto tem o potencial de reduzir a massa sustentada pela torre e diminuir procedimentos de manutenção, tópicos esses para trabalhos futuros.