Candidato: Tiago Simino MacedoDissertação_Macedo_2018

Programa: UFSC / POSMEC

Data: Novembro de 2017

Orientador: Victor Juliano De Negri

Resumo:

Sabe-se que a aplicação de transmissões automáticas para veículos de passeio tem um grande crescimento a nível mundial desde seu surgimento nos anos 40. Em alguns países como os Estados Unidos, mais de 90% dos veículos produzidos são automáticos. Em outros países, como o Brasil, por exemplo, os números não chegam a estes patamares, contudo o crescimento é muito expressivo e com várias concepções bem consolidadas no mercado. Na transmissão automática convencional, o circuito hidráulico exerce duas de suas principais funções, lubrificação e atuação, e dentro deste último inclui-se controle da pressão do sistema, controle do tempo de resposta, qualidade de engates e, consequentemente, a dirigibilidade, conforto e economia de combustível. Devido a importância do circuito hidráulico, grande quantidade das falhas recorrentes em uma transmissão automática está diretamente ligada à defeitos no sistema hidráulico. Neste trabalho apresenta-se um modelo em Matlab/Simulink® do circuito hidráulico de uma transmissão automática do tipo convencional. O foco do estudo consiste em representar, através de simulação dinâmica, o comportamento do circuito hidráulico, em pressão e deslocamento, da transmissão automática, dos componentes nele inserido e analisar os efeitos decorrentes no sistema devido aos principais defeitos. Os defeitos foram divididos em três grandes grupos: elétricos, circuito hidráulico e associados ao fluido. Alterando-se os parâmetros de viscosidade e ocasionando bloqueio e travamento dos carretéis das válvulas responsáveis pelas trocas de marchas, consegue-se observar diferentes efeitos que fogem da normalidade, como o comportamento da pressão de atuação dos freios e embreagens, por exemplo. Diferentemente da maioria dos outros estudos já realizados nesta área que visam a melhoria do controle da transmissão, principalmente durante as mudanças de marchas, esta abordagem visa, por meio do conhecimento detalhado do comportamento o sistema hidráulico, o desenvolvimento futuro de uma ferramenta para o auxílio no diagnóstico de falhas.

Palavras-chave: Transmissão automática, modelagem, circuito hidráulico, falhas.

Referência: Macedo, T. S. Modelagem e simulação do circuito hidráulico de uma transmissão automática convencional para análise de falhas.  2017. 189 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

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